8.12.06

Quando entrou no Lasciva Lula, em fevereiro de 2003, guga_bruno, o guitarrista descalço – como dizem por aí – mandou na lata:

– Vocês são muito "duros" nos shows, tem que deixar fluir, valorizar o momento, curtir fazer aquilo.

Enfim, não lembro das palavras, mas era algo destacando a magia do acaso. Amante que é de Jimmy Page, o ótimo guitarrista do Led Zeppelin (e que se você reparar bem nas gravações ao vivo, errava que era uma beleza), guga tentava deixar todo mundo mais solto no palco e no próprio estúdio de ensaio e de gravações.

Corta. O trecho e a declaração abaixo, sobre os reis da meticulosidade, me impressionaram. Goza, guga_bruno:

(...)"Os solos de guitarra foram todos improvisados", conta Alan Parsons. "Dave costumava tocar em volumes ensurdecedores. (...) Eu só usava um microfone, a uns 30cm de distância." Gilmour acreditava piamente – e continua a crer – na magia do acaso na invenção espontânea: "É só tocar o que sente e ouvir no que resultou", refletiu ele depois, "e geralmente é a primeira tomada que sai melhor."

As palavras acima estão na página 126 de "The Dark Side of the Moon – Os bastidores da obra-prima do Pink Floyd", de John Harris, que a Jorge Zahar Editor acaba de pôr nas livrarias. O livro é ótimo. Tão bom quanto "Paz, amor e Sgt. Peppers", que George Martin escreveu sobre a produção do álbum dos Beatles (alô, guga, vai me devolver algum dia?). Certo, você terá que suportar o insistente erro de identificação nas fotos, confundindo Nick Mason com Rick Wright, e os poucos erros de concordância e ortografia (esses não chegam a irritar), mas vale muitíssimo. A análise do contexto que inspirou musicalmente a banda, além das letras de Roger Waters, é muito bem feita.

John Harris parte da formação da banda, ainda com Syd Barrett, para chegar às gravações e ao impacto que The Dark Side of the Moon causou nos shows. Por isso, durante a leitura, estou tirando um a um os discos da estante e curtindo o momento.

A boa é pedir de Amigo Oculto.

Comments: Postar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?